terça-feira, 19 de junho de 2012

Abrigo D. Pedro II




História do Abrigo D. Pedro II

O Conjunto arquitetônico, construído no início do século XIX, é uma réplica do Castelo de Versalhes e traz no conjunto da sua arquitetura estátuas, vasos de porcelana e mármores portugueses.

Em 1887, foi inaugurado com a denominação de Asilo de Mendicidade Santa Isabel, uma homenagem à família da Princesa Isabel. Passou a ser chamado de Abrigo D. Pedro II em 18 de Junho de 1943. 

Sem memória oficial, conta-se que o Abrigo D. Pedro II foi a maior residência da Bahia à época, moradia de um embaixador português e do primeiro diretor o Banco do Brasil. 

Tombado pelo patrimônio histórico, o abrigo é administrado pela Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEDES. Possui uma bela capela com altar neoclássico, de meados do século XIX, em talha de pão de ouro de 23 quilates sobre o fundo branco. No primeiro andar do corpo central encontra-se o salão nobre, cujo forro possui divisões triangulares, tendo armas do Império em relevo dourado. 

O prédio, de estilo neoclássico, passou por várias reformas a partir de 1878 para poder servir como asilo. 

Hoje, com 120 anos de idade, o abrigo é a única instituição pública do município que atende pessoas com mais de 60 anos de idade em situação de vulnerabilidade pessoal ou social. Desenvolve atividades sócio-educativas, culturais e de lazer formada por uma equipe multiprofissional composta de médicos, assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, cuidadores, bem como pessoal administrativo.

Único abrigo público municipal de Salvador e vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), o Abrigo Dom Pedro II conta com a solidariedade e parceria da comunidade, que está sempre contribuindo com doações, além de promover festas e confraternizações com os idosos, cuja maioria não tem mais contato com os familiares.





Abrigo D. Pedro II 
End.: Av. Luiz Tarquínio, nº 20, entre os bairros de Roma e Boa Viagem, na Cidade Baixa. 
Tel.:  (71) 3313-5529 
Gerente: Marielza do Espírito Santo  


Obs: Nossa equipe fez uma visita ao asilo, mas a Assistente Social não liberou a postagem das fotos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário